Foto equipe

A Audizione participou da primeira Cirurgia de Implante Coclear em Caxias do Sul! Veja como foi.

Curiosidades

1 min. leitura

16/08/2021

Por: Tatiana Garbin Bueno

O procedimento possibilitará que paciente de 30 anos, com surdez severa, ouça pela primeira vez sem o auxílio de aparelho convencional. A operação durou mais de 2h e envolveu cerca de 10 profissionais. Entre eles, estava a fonoaudióloga Tatiana Garbin Bueno, da Audizione Neuroaudiologia. 



Fonte: Divulgação

No dia 7 de agosto de 2021, no Hospital Saúde, foi realizada a primeira cirurgia de Implante Coclear em Caxias do Sul, pelo convênio Fátima Saúde.

Até então este procedimento era realizado somente em Porto Alegre. O paciente de 30 anos nasceu com perda de audição severa a profunda em ambos os ouvidos, mas a cirurgia foi realizada primeiramente na orelha direita apenas.

O implante coclear é um dispositivo médico eletrônico para pessoas com perda auditiva de grau severo a profundo, que não se beneficiam com aparelhos auditivos convencionais. Eles captam o som, processam e estimulam eletricamente o nervo auditivo.

A cirurgia foi realizada pelo médico otorrinolaringologista Dr. Gustavo Vergani com a presença do Dr. Felipe Félix, do Rio de Janeiro, Dra. Mariana Letti e Dr. Fabiano Aita.

Esteve também presente a fonoaudióloga Tatiana Garbin Bueno (Audizione Neuroaudiologia) e Nayara Fernandes (MED-EL, empresa responsável pelo dispositivo), que realizaram os testes intraoperatórios, e a fonoaudióloga Karem Balen, que realiza o acompanhamento do paciente desde a infância.

É preciso aguardar o período de cicatrização de 30 dias para que o dispositivo possa ser ativado e o paciente possa ouvir.

 

Como funciona o procedimento


O médico otorrinolaringologista Dr. Gustavo Vergani, de Caxias do Sul, que coordenou a cirurgia realizada no dia 7 de agosto, explica que o implante é indicado desde recém-nascidos até idosos que não se beneficiam de aparelhos auditivos convencionais.

Entretanto, ele reforça que quanto mais cedo melhor a adaptação do paciente e mais qualidade de vida ele terá.

“O implante coclear capta o som, processa e estimula eletricamente o nervo auditivo, possibilitando que a pessoa volte a ouvir. Realizar uma cirurgia desta importância na região é oportunizar para que mais pacientes tenham a chance de um recomeço”, explica o otorrinolaringologista Gustavo Vergani.


 

Após a ativação


Tatiana Garbin Bueno, fonoaudióloga na Audizione Neuroaudiologia, explica que, após a ativação do implante, em setembro, o paciente terá sessões de reabilitação semanais e a cada 3 meses, e realizará o acompanhamento para mapeamento do dispositivo.

“Fazer a cirurgia de implante coclear é uma decisão importante para o paciente e para a sua família. Os seus benefícios não se resumem apenas a uma melhor audição. Traz de volta a socialização com amigos e parentes e melhora o desempenho do cérebro como um todo. No caso de bebês, assegura o desenvolvimento da fala, linguagem e aprendizagem”


 

Conheça a Audizione


A Audizione Neuroaudiologia está no mercado da saúde auditiva desde 2012. A cada ano, procuramos especializar a equipe e oferecer aos pacientes serviços de excelência em reabilitação auditiva, com qualidade, ética e respaldo científico.

Propomos a atuação na prevenção e promoção da saúde, através da qualidade, agilidade no atendimento.

Atualmente, realizamos a aquisição de novos equipamentos e materiais de apoio, os mais modernos e avançados tecnologicamente.

Quer saber como a Audizione pode ajudar você e seus entes queridos? Acesse aqui e saiba mais.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

Entendi e Fechar