IMG_4008 (1)

Um ou Dois Aparelhos Auditivos?

Aparelhos auditivos

14/02/2021

Uma pergunta que muito ouvimos no consultório é: Não posso usar somente um aparelho auditivo? 🦻🏻🦻🏻
Existem várias causas para um problema auditivo. O envelhecimento, por exemplo, acontece de forma homogênea em todo o corpo. Dessa forma, é natural que quando um ouvido comece a ser acometido o outro também seja e, assim, é interessante que o paciente use aparelho auditivo dos dois lados, a fim de ESCUTAR EQUILIBRADAMENTE.
A audição bilateral é imprescindível para que CONVERSAS EM GRUPO SEJAM COMPREENDIDAS SEM PROBLEMAS. Afinal, os sons serão emitidos de todos os lados e é preciso que ambos os ouvidos os captem. O mesmo acontece em ambientes com barulhos.
Cada ouvido é responsável por escutar os sons que provêm do lugar que estão apontados, LOCALIZAÇÃO DO SOM. Isso também é importante para evitar perigos, como no trânsito, em que as buzinas servem como sinal de alerta.
Como todas as estruturas corporais bilaterais, os ouvidos trabalham em conjunto para garantir que a audição seja clara, confortável e capte o maior número de sons com qualidade.
A falta de estimulação auditiva faz com que o cérebro perca algumas das suas habilidades de processamento da informação sonora. Quanto mais cedo decide-se usar os aparelhos auditivos
nas duas orelhas, maiores serão as chances de prevenir que habilidade de compreensão de fala seja afetada. Lembrando que o uso de dois aparelhos auditivos, estimula os dois lados do
nosso cérebro. 
No entanto, existem causas que acometem somente um ouvido. Se apenas um ouvido apresenta perda auditiva e o outro mantem sua função normal, pode ser necessário usar
aparelho auditivo somente no que há algum grau de surdez.

Tire suas dúvidas

Audizione Neuroadiologia
R. Coronel Flores, 510 – Sala 65
Caxias do Sul – RS
(54) 3221-1315/ 99155-4338
 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

Entendi e Fechar