IMG_4008 (1)

Um ou Dois Aparelhos Auditivos?

Aparelhos auditivos

14/02/2021

Uma pergunta que muito ouvimos no consultório é: Não posso usar somente um aparelho auditivo? 🦻🏻🦻🏻
Existem várias causas para um problema auditivo. O envelhecimento, por exemplo, acontece de forma homogênea em todo o corpo. Dessa forma, é natural que quando um ouvido comece a ser acometido o outro também seja e, assim, é interessante que o paciente use aparelho auditivo dos dois lados, a fim de ESCUTAR EQUILIBRADAMENTE.
A audição bilateral é imprescindível para que CONVERSAS EM GRUPO SEJAM COMPREENDIDAS SEM PROBLEMAS. Afinal, os sons serão emitidos de todos os lados e é preciso que ambos os ouvidos os captem. O mesmo acontece em ambientes com barulhos.
Cada ouvido é responsável por escutar os sons que provêm do lugar que estão apontados, LOCALIZAÇÃO DO SOM. Isso também é importante para evitar perigos, como no trânsito, em que as buzinas servem como sinal de alerta.
Como todas as estruturas corporais bilaterais, os ouvidos trabalham em conjunto para garantir que a audição seja clara, confortável e capte o maior número de sons com qualidade.
A falta de estimulação auditiva faz com que o cérebro perca algumas das suas habilidades de processamento da informação sonora. Quanto mais cedo decide-se usar os aparelhos auditivos
nas duas orelhas, maiores serão as chances de prevenir que habilidade de compreensão de fala seja afetada. Lembrando que o uso de dois aparelhos auditivos, estimula os dois lados do
nosso cérebro. 
No entanto, existem causas que acometem somente um ouvido. Se apenas um ouvido apresenta perda auditiva e o outro mantem sua função normal, pode ser necessário usar
aparelho auditivo somente no que há algum grau de surdez.

Conheça os melhores Aparelhos Auditivos em Caxias do Sul

Tire suas dúvidas

Audizione Neuroadiologia
R. Coronel Flores, 510 – Sala 65
Caxias do Sul – RS
(54) 3221-1315/ 99155-4338
 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

Entendi e Fechar